quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014 COMEÇAM A DEFINIR POSIÇÕES

PSB sentiu o peso da responsabilidade e escolheu como vice um político tradicional


Bem, triunfou a racionalidade, não é? O vice de Marina Silva, candidata do PSB à Presidência, será o deputado Beto Albuquerque (RS), este, sim, um real membro do partido e um quadro atuante no Congresso. Com a escolha, põe-se um fim às absurdas especulações sobre a indicação de Renata, viúva de Eduardo Campos, o que me pareceu, desde sempre, uma mistura de má tradição com exotismo. Não fazia o menor sentido.
Se é de uma “nova política” que o PSB quer falar — o que já é, diga-se, mais marketing do que fato —, o flerte com a candidatura de Renata a vice foi um escorregão inaceitável até do ponto de vista do… marketing. É evidente que Marina Silva vai disputar para ganhar — e, na fotografia de momento do Datafolha, ela poderia se eleger presidente da República se a disputa fosse hoje.
Campos tinha, sim, trânsito no Congresso mesmo pertencendo a um pequeno partido. O neto de Miguel Arraes, que governou com uma base parlamentar em Pernambuco tão ampla como a que Dilma tem na esfera federal, era, afinal, um político tradicional. Foi ao se juntar com Marina Silva que aderiu a essa conversa de “nova política”.
Ninguém entendeu direito, até agora, o que Marina quer dizer com isso. Comecemos do óbvio: não se governa o Brasil sem o Congresso. O desdobramento inescapável seria uma crise institucional. Nenhuma política é tão nova que possa deixar de lado o Poder Legislativo.
Se presidente, Marina não seria exatamente a melhor interlocutora com o Congresso. Querem um exemplo? Vejam o seu comportamento durante a votação do Código Florestal. Ela deixou claro que não reconhecia aquele foro como o mais adequado para decidir a questão. Tanto é assim que, quando estava certo que o texto de Aldo Rebelo seria aprovado, Marina juntou as suas ONGs e foi bater à porta do governo federal, cobrando, na prática, que a vontade do Congresso fosse ignorada.
É essa Marina que vai disputar a eleição pelo PSB? Como diria o poeta, de tudo sempre fica um pouco. Se a líder da Rede for eleita, tranquila, a relação não será. É evidente que é necessário ter um homem forte no governo que possa fazer essa interlocução com o Poder Legislativo. O nome de Beto Albuquerque é uma escolha muito mais responsável, de quem pretende, como deve ser, manter a interlocução com a política institucional, que é uma boa tradição. 
Por Reinaldo Azevedo

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O SERRO E SEUS CONTRASTES




                O Serro Frio é uma localidade que pertence ao terceiro distrito de Macaé mas não é um lugar e sim um estado de espírito.

                Estar no Serro é contrastar; no Serro, tudo contrasta; tudo se contrapõe apesar de tudo se ajustar.

                O sol não tem privilégio, pois para o astro rei surgir depende de muitos fatores: depende da serração, do vento, da sombra, da chuva, da lua e do humor. Ou tudo isso depende do sol?

                O Serro é o próprio contraste, nunca se apresenta da mesma forma, nunca se repete sempre se reinventa.

                O Serro depende da estrada... e, que estrada... ou não é estrada? É um caminho, uma trilha, duas trilhas, uma infinidade de trilha. Para chegar ao Serro usa-se uma trilha em forma de “z”  que permite que se suba, que permite que se desça e que muitas vezes impede a subida ou a descida.

                Se a estrada está boa ela se torna intrafegável a qualquer momento. Quando está ruim é o melhor do Serro.

                A Lua é coadjuvante. Quando está presente ela pode ser crescente, cheia,  minguante. Quando não, pode ser a lua nova também presente. Sua força se faz notar mas sua ausência traz aguardo, expectativa e esperança.

                O bom no Serro é quando está frio, mas o calor é que faz o Serro renascer, reflorir, recriar. O calor intenso é rejeitado, o frio intenso é decantado.

                As águas são abundantes no Serro, quando em excesso faz medo quando escassa aquieta as noites e apavora os dias.

As noites são intensas, longas e românticas, mas os dias são aguardados com esperanças.

  No Serro Frio não se vê as pessoas, mas as pessoas sabem de tudo que se passa nas estradas do Serro.

Bem vindo ao Serro Frio!  Volte sempre ao Serro!