quarta-feira, 29 de abril de 2015

PLANO B


PLANOS DE DEUS

“Amar, trabalhar, esperar, perdoar”. Abigail

            Na Bíblia existem centenas de citações que afirmam que “Deus tem um plano para a nossa vida”. Não sou nenhum expert em estudo bíblico e nem pretendo escrever um tratado a respeito do assunto, contudo posso afirmar em linguagem coloquial que existe sim um plano de Deus, mas que em função de nosso personalismo e por misericórdia divina também existe sempre um Plano “B” para a nossa vida.

            A princípio não entendemos com muita clareza qual é o “Plano” para a nossa vida. Entramos a fazer planos e mais planos e por muitas vezes imaginamos que os “céus” contrariam os nossos planos, numa interpretação errônea do que é o melhor para a nossa vida. A nossa visão acanhada do que é verdadeiro ou falso, do que é bom ou ruim para nós, nos leva a pensar muitas vezes e quase sempre egoisticamente, que aquele plano, tão bem elaborado, que nos levou noites e noites, não deu certo e portanto não é o plano de Deus e por aí vamos a julgar e querer entender o Criador.

            Vã ilusão. O que é melhor para a nossa vida será sempre o Plano de Deus, contudo em função de nossa situação na escala evolutiva nós não percebemos o que verdadeiramente é o melhor para as nossas vidas.

            Exemplifico. Depreendo das páginas escritas pelo espírito Emannuel, por intermédio da psicografia de Chico Xavier, no livro Paulo e Estevão que o grande Apóstolo dos Gentios, “o vaso escolhido”, Paulo de Tarso, possuía uma grande tarefa a ser desempenhada na Terra. Essa tarefa era uma missão divina qual seja a difusão do Cristianismo junto aos não circuncisados, ou por outra, seria o grande divulgador da Boa Nova além das fronteiras do judaísmo.

            Para tanto, o ainda denominado Saulo de Tarso teria a sua disposição, inúmeras pessoas como colaboradores da sua missão. Sua família possuía bens e propriedades suficientes para lhe dar uma boa educação nas melhores escolas da época. No Templo ele seria orientado por ninguém menos do que o Rabino Gamaliel, grande educador judeu,  reconhecido mestre e Doutor da Torah. Construiria uma família com uma esposa, dedicada. Conquistaria o auxilio de um cunhado valoroso e conhecedor da Lei, que tudo faria para auxiliar na construção da enorme tarefa. Esse era o Plano “A”

            Porém, as circunstancias que envolvem aquele momento mudam ao sabor do personalismo do grande Doutor da Lei que acreditando que a manutenção e o apego ao formalismo do farisaísmo era o mais importante para os Judeus. Assim pensando e assim agindo, quase põem tudo a perder. Não tivesse a sua missão um caráter divino tudo estaria comprometido. No afã de acertar e se imaginando o grande defensor da Lei,  coloca-se em perseguição ao cristianismo nascente, persegue os que seguem a doutrina do Perdão e ignora os chamamentos do mestre Gamaliel que lhe propõe equilíbrio e prudência. Visita a Casa do Caminho a procura de Pedro e arrasta Estevão para o Sinédrio. Julga-o açodadamente, condena-o ao apedrejamento, convida a sua noiva para assistir o grande espetáculo do martírio de um blasfemo e no momento supremo  descobre que o acusado era o irmão amado de sua noiva Abigail.  

            A missão se mantém, mas necessário se faz a interferência do Governador do Orbe. Á caminho de Damasco, em desenfreada busca por Ananias a quem atribui toda a culpa pelo seu desespero eis que se depara com a grande luz que o interroga: “Saulo por que me persegue?”

            Esse por que muda totalmente o sentido de sua vida. Seria o mesmo que perguntar: por que você mudou o plano?

Contudo como sempre acontece, Deus reconhece que temos o livre arbítrio, portanto, por misericórdia, nos dá uma nova chance - o Plano “B”. Porém as circunstâncias serão diferentes: ele não mais pode contar com o apoio presencial da esposa amantíssima para formar uma família. Abigail está morta. Ele não mais pode contar com o apoio de seu cunhado para juntos estabelecerem as diretrizes da grande caravana de divulgação do Cristianismo. Ele mandou apedreja-lo e agora Estevão está morto. O grande rabino Gamaliel retirou-se para o deserto e agora é considerado louco por ter aceitado a “Doutrina do Nazareno”. A sua família em Tarso e os seus amigos, o consideram traidor do Judaísmo. Os fatos se modificaram, as circunstancias são outras. O sofrimento é intenso, mas a grandeza de sua missão fala mais alto. Realmente o “vaso escolhido” não foi por acaso. A missão se cumpriu, mesmo a custa de muito sofrimento.

Assim é a nossa vida. Missões nos são confiadas e precisamos dar cabo das mesmas. Contudo cabe a nós escolhermos os caminhos a seguir. Ou seguimos os rumos traçados pelo altíssimo ou vamos assumir a responsabilidade de executar a tarefa com mais dificuldade.

 Como citei no inicio desta página, não pretendo e nem poderia pretender escrever nenhum tratado a respeito do assunto, na verdade pretendo apenas e tão somente saudar a importante tarefa assumida pelo Coronel Médico Laerte Lobato de Moraes a frente do Hospital da Aeronáutica de Belém – HABE. Para tanto conte com seu cunhado que não é nenhum Estevão mas que inspirando-se nos conselhos de Abigail a Saulo afirma: “Ame, trabalhe, espera e, perdoe”.

“Ansioso de aproveitar os instantes felizes que desfrutava, desejando perpetuar aquele encontro, Saulo perguntou o que fazer para adquirir a compreensão perfeita dos desígnios do Cristo e a resposta não se fez esperar: Ama! Respondeu Abigail.”

“E nova pergunta de Saulo: como proceder de modo a enriquecer na virtude divina? (...) como fazer para que a alma alcançasse tão elevada expressão de esforço com Jesus Cristo?  E a resposta: Trabalha!”

“Saulo voltou a perguntar: Que providências adotar contra o desânimo destruidor? Espera! Responde Abigail”.

“Nova pergunta foi apresentada: Como conciliar as grandiosas lições do Evangelho com a indiferença dos homens? Perdoa! Afirmou finalmente  Abigail”.

 

Forte abraço do cunhado.

Marcello Benjamin

  

                

 

 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

BRASIL DESMANTELADO.



By JBF.


A COLUNA DE RAPHAEL CURVO    
 
Analisem os senhores leitores: dia 29 de Abril irá ocorrer a sabatina no Senado Federal do indicado da presidente Dillma, Sr. Luiz Falchin, ao Supremo Tribunal Federal-STF, na vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa. Mil tratativas foram encenadas para dar ao pretendente todas as garantias de aprovação ao seu nome, ou seja, jogo de cartas marcadas. Em princípio, uma das cartas é o Senador Renan Calheiros que parece ter se ajustado ao comando do Planalto após promessas, segundo a mídia. Uma das motivações é que o presidente do Senado Federal está sob investigação do Ministério Público, via a Lava Jato, e que como presidente do Senado, só poderá ser julgado pelo pleno do STF, no caso de oferecimento de denúncia pelo procurador Rodrigo Janot. Essa situação nos leva a refletir sobre a lisura da sabatina do Senado, se estará pautada pelos princípios da honestidade, da moralidade e estar isenta e livre de ser tendenciosa.
A presidente Dillma levou quase nove meses para metabolizar tamanha “obrada”, o fisiológico nº 2, na nomeação do novo ministro. O que está em jogo é o aparelhamento da maior corte de justiça do Brasil porque o que está a caminho do STF, via Lava Jato, vai necessitar de muita parcimônia jurídica para livrar figurões de ficarem de cócoras ao sentirem a necessidade da nº 2 nas celas. O novo ministro obrado não é próximo, ele é integrante social dos movimentos sindicais como a CUT e outros movimentos marginais como o MST, além de árduo defensor da política do Partido dos Trabalhadores. São posicionamentos tomados em público via discursos como na campanha da Dillma quando pediu voto em comício, colheu assinaturas de apoio no meio jurídico e proclamou que todos precisam “ter seu lado”, o “nós contra eles”. A aprovação desse senhor, entranhado nos movimentos partidários petistas, será uma anomalia, um absurdo e fará do STF, um fórum de compadresco.
Por outro lado, o “beicinho” de Renan Calheiros às propostas da presidente aos afilhados dele é, talvez, motivado pelo fato de que o Tribunal de Contas da União – TCU, considera as pedaladas fiscais do governo na economia como crime de responsabilidade da presidente Dillma. Isso é um grande passo na questão do impeachment. Fica mais sólida essa possibilidade com a declaração do Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que afirmou na CAE – Senado, segundo post vídeo de Rachel Sheherazade, que o contrato de empréstimo para o Porto Mariel foi feito diretamente com o governo de Cuba. É crime de responsabilidade concreto, indiscutível. A Constituição Federal proíbe isso. Não passou pelo crivo do Senado Federal. Será que a oposição sabe disso? Até agora, 16/04-16:50h, não se manifestou. E nem mesmo os movimentos “Fora Dilma”.
Diz o Senador Ronaldo Caiado, “o PT não tem credenciais de partido político, e sim de lavanderia”. Dirigentes foram e estão presos e muitos deles a caminho das celas prisionais, uma questão de tempo. Para todo levantamento da Lava Jato no quesito corrupção, há digitais do PT. Fraudes eleitorais, desvios de dinheiro, compra de votos no Congresso, negociatas de cargos e por aí vai, é a democracia petista, ao seu jeito e sabor. Não existe respeito à ética, a moral, as leis e até mesmo a decência. Pelo andar da carruagem, dentro de pouco tempo terá seu registro contestado e cassado. Como disse, e está provando, o seu mentor maior e ex presidente “vocês não sabem do que somos capazes de fazer” em uma eleição, aliás, em um governo. Aliás, há algo que me intriga sobre o ex presidente: alguém já viu algum texto ou alguma linha escrita pelo Lulla? Até hoje só se tem conhecimento do desenho de sua assinatura nos documentos oficiais.
O grande discurso do governo é que a vida melhorou para os brasileiros. Sob certo aspecto, não vitais ao desenvolvimento do ser humano, houve alguns pontos, muitos ilusórios. A população teve acesso a dinheiro que a deixou altamente endividada, conseguiu a casa que mais parece um pombal, comprou o carro que já não mais consegue pagar, eletrodomésticos com juros altos e de qualidade duvidosa, vide reclamações no PROCON. Já no necessário e fundamental para a população, não houve avanços na saúde, escolas com melhor ensino, transportes, atendimento hospitalar decente, melhoria de emprego que tem índices falseados, estradas seguras, melhoria dos portos para escoamento e ganhos com a produção, segurança e redução da criminalidade, desenvolvimento industrial para gerar mais empregos qualificados, redução da corrupção que desvirtua o respeito às Instituições e por aí vai. Na verdade tudo que “construiu” desde 2003, foi o Brasil desmantelado.

domingo, 12 de abril de 2015

Quem você pensa que é?




 Texto composto da extração do livro “Qual é a tua obra?” de Mario Sérgio Cortella.

“Para a ciência você é um individuo entre outros seis bilhões que pertencem a uma mesma espécie, entre outras três milhões de espécies já classificadas entre tantas a serem classificadas, que vive em um entre nove planetas, que gira em torno de uma estrela, que é uma entre cem bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras duzentos bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer”.

Texto composto com extração da obra: “Leis Morais” de Joana de Angelis.

“A sua vida é um investimento sublime. Em todas as suas manifestações expressa a suprema misericórdia de Deus. Inobstante te descubras em dor ou em agonia, compreende que o sofrimento é processo de libertação realizando o mister onde o amor ainda não firmou alicerces. Sofrimento não é desdita. Esta somente surge quando o homem se torna causa e razão de infortúnio para o seu próximo. Usa a tua vida na preservação de outras muitas vidas. A tua vida inspira outras vidas. Sê abnegado! O que faças e como faças constituirá emulação para as criaturas que seguem ao teu lado. Sem que percebas és inspirado por alguém, motivado por outrem, a teu turno modelo para outros que te seguem em pós”.

     Eu penso que sou uma individualidade. Penso que tal individualidade tenha origem remota, inicialmente na simplicidade e na ignorância total e que a partir de então venho acumulando aquisições, ora como consequência do instinto ora como opção do livre arbítrio. Essas aquisições trazem consequências que são gravadas em meu ser, assim como o foram gravadas três singularidades individuais no momento de minha individualização: a impressão da existência de um ser criador, o instinto e o livre arbítrio primário.

     Penso que a noção da existência de um ser criador me inclui no conjunto da criação desde o momento da individualização e essa noção vai se ampliando à medida que acumulo aquisições e me conduzo a um objetivo que se harmonizará com a consciência cósmica.

     O instinto original é a minha defesa inicial e me impulsiona para a sobrevivência. Com o caminhar das experiências deixa marcas profundas e tende a ser substituído pelo sentimento que abranda suas intercorrências, contudo responsabiliza-me pelos atos até então menos conscientes.

     O livre arbítrio primário amplia-se e vai tornar-se pleno à medida que tomo consciência de meus atos e me conduzirá pelo continuo caminhar.

     Sim, acredito ser uma individualidade espiritual que vive experiências em planos materiais consoantes meu adiantamento. Hoje vivo uma experiência terrena entre tantas outras vividas, neste como entre outros mundos habitados.

     Espero estar fazendo o possível, dentre o necessário para caminhar em busca do objetivo que é a minha harmonização com a consciência cósmica.

     Pense a respeito.