quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Apredendo a Ler.


Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, que envolve não só conhecimentos fonéticos ou semânticos, mas também culturais e ideológicos.
Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica.
Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados.




By Nazaré Mendonça.

RETORNO.

Depois de merecidas férias voltei.
Viajei de carro percorrendo 8.000 km de estradas entre o norte e o sudeste do Brasil. O trajeto está cada vez mais difícil de ser feito, seja pelas condições do pavimento das estradas, seja pela intensificação do trânsito, seja pelo crescimento populacional do entorno das estradas, seja pelo desrespeito a legislação de forma em geral.
Mas enfim valeu!
Tive a oportunidade de rever locais e pessoas. Tive a oportunidade de conhecer novos locais e novas pessoas. Tive a oportunidade de fazer e desfazer algumas coisas. Cansei e descansei. Me alegrei muito e me aborreci muito pouco. Não houve rotina de espécie nenhuma.
Acho que isso são férias e nesse sentido o Brasil ainda é o melhor lugar para goza-las.
Em outra oportunidade postarei algumas fotos.
Abraços.