Semana do Meio Ambiente discute a criação de um Pará Sustentável
Um grande debate em torno da política ambiental do estado será realizado durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 5 a 10 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ocorrerá em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5 deste mês. “A semana se insere no contexto da política ambiental. Será um momento excelente para termos a união de órgãos municipais, estaduais e de diversos setores da sociedade na busca de um Pará com desenvolvimento sustentável e preservação ambiental”, ressaltou a titular da Sema, Tereza Cativo. Na opinião dela, a ideia do evento é socializar e construir novos conhecimentos que possam contribuir com o sucesso da política ambiental do estado.
A semana contará com uma vasta programação que começa neste domingo (5) com uma caminhada da Praça Batista Campos até a Praça da República. Durante o trajeto, haverá a realização de atividades culturais e socioeducativas. A partir de segunda-feira (6), as atividades continuam no Hangar com mesas redondas e palestras com temas relacionados a estratégias e desafios para a sustentabilidade, perspectivas dos projetos infraestruturais, gestão dos recursos hídricos, entre outros. O novo Código Florestal e as Políticas Públicas para a Gestão Florestal também estão entre os assuntos a serem discutidos no evento, que será voltado para o público em geral. O governador Simão Jatene fará a abertura, no dia 6, falando sobre o tema da Semana do Meio Ambiente, que é “Construindo um Pará Sustentável”.
Municípios Verdes
Na terça-feira (7), as atenções serão voltadas para o Programa Municípios Verdes, que pretende implantar no Pará um novo modelo de sustentabilidade. Segundo Tereza Cativo, até hoje 60 municípios já aderiram ao programa e juntos, estão na luta contra o desmatamento no estado. O prefeito de Paragominas, Adnan Demachi, dará uma palestra e falará sobre os desafios e as oportunidades que surgem para os municípios que decidiram se tornar efetivamente “verdes”. O município de Paragominas saiu da lista dos que mais desmatavam no Brasil e também foi o primeiro a acabar com o problema na região. O município modelo passou a ser referência ambiental em todo o Brasil.
Entre os benefícios do programa Municípios Verdes estão a dinamização da economia, atração de investimentos, regularização fundiária, fortalecimento de órgãos e entidades municipais, descentralização da gestão ambiental e modernização da legislação ambiental e fiscal.
Programação
DOMINGO (5)
Caminhada em comemoração ao dia mundial do meio ambiente
SEGUNDA-FEIRA (6)
Abertura do evento com o discurso do governador Simão Jatene
TERÇA-FEIRA (7)
Prefeitos, secretários do meio ambiente, presidente dos sindicatos rurais, produtores e sociedade civil, falam sobre o programa Municípios Verdes
QUARTA-FEIRA (8)
Programação do meio ambeinte da Cosanpa
QUINTA-FEIRA (9)
Programação do meio ambiente com a coordenadoria estadual de Defesa Civil (Cedec)
SEXTA-FEIRA (10)
Encerramento com uma caminhada ecológica no parque do Utinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário