quinta-feira, 9 de maio de 2013

ENTRE AS IDEIAS E OS ATOS EXISTEM AS CIRCUNSTÂNCIAS.

"São as circunstâncias que governam os homens, não os homens que governam as circunstâncias." Heródoto (historiador-Grécia Antiga)


Entendo que no processo reencarnatório a criatura humana parte de uma situação de simplicidade e ignorância total e ruma ao desenvolvimento pleno, á perfeição. Nesse processo evolucionista o ser humano, obra inacabada da Divindade, a medida que avança torna-se coparticipe de sua própria construção a ponto de, depois de muito caminhar, transitar entre a erraticidade e a vida terrena, num constante contraponto entre o aprendizado e o testemunho.
           Tudo aquilo que se aprende tem de ser testado. Tudo aquilo que se idealiza precisa ser comprovado, colocado em teste. E entre as ideias e os atos existem as circunstâncias que nem sempre permite se ter a plenitude do controle da situação.

Os exemplos são inúmeros, as situações se repetem a tal ponto que se pode resumir que “entre a teoria e a prática” tudo pode acontecer.
            Para não me tornar repetitivo cito duas citações:

A primeira: O ex-presidente americano Abraham Lincoln é autor da frase:  ...  ‘tanto quanto qualquer outro homem, eu sou a favor de que a posição superior seja atribuída á raça branca”. No entanto esse mesmo homem que era influenciado pelo racismo comandou uma guerra civil entre 1861 e 1865 e recusou-se a aceitar a paz oferecida pelos estados do sul que não queriam mais guerrear mas queriam manter os escravos como propriedade. Ele assim se posicionou: “o essencial não é acabar a guerra, mas sim acabar a escravidão.”  

A segunda: O grande pensador Maximilien de Robespierre, personagem símbolo da Revolução Francesa, autor da proposta de abolição da pena de morte foi guilhotinado por ter implantado o Reino do Terror (1792/1794) quando mais de 30.000 foram sentenciados e guilhotinados na França.

As circunstancias não nos licenciam a inverter a lógica de nossas ideias, não nos autorizam a cometer barbáries mas por si só determinam e influenciam em muito as nossas decisões.

Pense nisso!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário