segunda-feira, 25 de julho de 2011

O SONO E O PRAZER AMEAÇADO.

AUTOR:Luciano Siqueira

O sono é tão importante que um médico conceituado do Recife é taxativo: "nunca vá para a cama cansado, para que tenha um sono realmente reparador. Se o estresse e o cansaço físico lhe perturbam, tome um banho morno, ouça uma boa música e só quando a calmaria lhe envolver o corpo e a mente, vá dormir".

Ele tem razão. Basta conferir a experiência de cada um de nós. Não raro você chega em casa aos pedaços de tanto cansaço e “capota”. No dia seguinte percebe que as horas de sono não lhe serviram tanto quanto desejável.

Pois bem. Saiba agora que quando o sono é perturbado pela apneia – interrupção da respiração – pode causar impotência. Além da queda, o coice!

É o que dizem pesquisadores, que apontam o motivo: reduz a testosterona e dificulta a circulação sanguínea.

A coisa acontece assim. Durante o sono a vítima ronca feito motor de moto várias vezes, a intervalos aleatórios, e a cada ronco sofre paradas respiratórias que oscilam em torno de dez segundos. A cada vez há um ligeiro despertar seguido do retorno ao sono, agora meio na superfície (que descansa menos) ao invés de profundo (realmente reparador). A alternância de interrupções da respiração com sono “de superfície”, que é menos relaxante, predispõe o cidadão a distúrbios cardiovasculares – e a disfunção erétil pode ser um deles.

Em geral o sofredor sequer sabe do que está acontecendo. Quem sofre de apneia nem sempre se dá conta disso – daí a importância de não dormir sozinho.
Se além disso você for obeso, diabético e hipertenso o negócio complica mais ainda.

Por isso, se ao amanhecer você ouvir o comentário “cara, você ronca que incomoda, parece até que engoliu besouro e quase se engasga”, cuide logo de ir ao especialista – em sono e em perda da libido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário