"Vindo Jesus à
região da Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos, dizendo: 'Quem os
homens dizem que é o Filho do Homem? ' Eles disseram: 'Uns dizem que é João
Batista; outros Elias; e outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas'"
(Mateus vv.13-14).
"E disse-lhes: 'E vós? Quem dizeis que eu sou?'" (v.15).
"Respondendo Simão Pedro, disse: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus
vivo'" (v.17).
"Então Jesus lhe respondeu: 'Bem-aventurado és, Simão, filho de
Jonas, porque isto não te foi revelado pela carne ou pelo sangue, mas por meu
Pai que está nos céus'" (v.18).
"'E eu também
te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas
do Hades não prevalecerão contra ela'" (v.19).
No Livro Boa Nova
(Humberto de Campos/Chico Xavier) capitulo 21, está grafado:
“Aproximando-se o
termo de sua passagem pelos caminhos da Terra, reuniu Jesus os dozes
discípulos, com o fim de lhes consolidar nos coações os santificados princípios
de sua doutrina de redenção.”
“Naquele crepúsculo
de ouro, por feliz coincidência, todos se achavam em Cesaréia de Filipe, onde a
paisagem maravilhosa descansava sob as bênçãos do céu”.
“Jesus fitou
serenamente os companheiros e, ao cabo de longa conversação, em que lhes falara
confidencialmente dos serviços grandiosos do futuro, perguntou com afetuoso
interesse:”
“- E que dizem os
homens a meu respeito? De alguma sorte terão compreendido a substancia de
minhas pregações?!”...
...
“Jesus escutou-lhes
as observações com o habitual carinho e inquiriu:”
“- Os homens se
dividem nas suas opiniões; mas, vós os que tendes comungado comigo a todos os
instantes, quem dizeis que eu sou?”
“Certa perplexidade
abalou a pequena assembleia: Simão Pedro, porém, deixando perceber que estava
impulsionado por uma energia superior, exclamou, comovidamente:”
-“Tu és o Cristo, o
Salvador, o Filho de Deus Vivo.”
- “Bem aventurado
sejas tu, Simão – disse-lhe Jesus, envolvendo-o num amoroso sorriso -, porque
não foi a carne que te revelou estas verdades, mas meu Pai que está nos céus.
Neste momento, entregaste a Deus o coração e falaste a sua voz. Bendito sejas,
pois começas a edificar no espírito a fonte da fé viva. Sobre essa fé,
edificarei a minha doutrina de paz e esperança, porque contra ela jamais prevalecerão os enganos desastrosos do mundo.”
Diferentemente do posicionamento da Igreja
Católica que traduz: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha
Igreja.” para justificar o
nome – “CEFAS” que se traduz do grego – pedra/pedreira/pedregoso. Contudo Jesus
está usando a língua “Aramaico” onde Simão é “Shimon” relacionado a “cura”. E
Humberto de Campos anota que Jesus em seguida afirma: “Neste momento,
entregaste a Deus o coração e falaste a sua voz. Bendito sejas, pois começas a
edificar no espírito a fonte da fé viva. Sobre essa fé, edificarei a minha
doutrina de paz e esperança, porque contra ela jamais prevalecerão os enganos desastrosos do mundo.”
Assim Luis Fernando
Perez, traduzindo o pensamento católico, afirma: “Reflitamos agora por um
instante sobre o contexto em que o Senhor diz estas palavras. Simão acaba de
declarar quem é Jesus. Cabe agora a Jesus nos dizer quem é o Apóstolo. Já não o
chama de Simão, mas de Pedro. Simão havia dito a Jesus: "Tu és
Cristo"; e Cristo responde a Simão: "E tu és Pedro". Da mesma
forma como não podemos separar o nome de Cristo e seu significado da pessoa de
Jesus, também não podemos separar o nome de Pedro e seu significado da pessoa
de Simão. Jesus é o Messias e Simão é a Pedra. E é justamente nesse contexto
que Cristo diz: "e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Quem
é o Cristo? Jesus, Jesus Cristo. Quem é a pedra sobre a qual Jesus edifica a
sua Igreja? A quem foi dado o nome de pedra? A Simão, Pedro”.
Continua Luis
Fernando Perez: “Muito se tem especulado sobre isto: a pedra é o próprio Pedro
ou a sua declaração de fé acerca de Cristo? Pelo contexto verificamos que os
versículos estão falando de PESSOAS, não de ideias. Trata-se de saber quem é
Jesus e de saber quem Jesus diz que Simão é. Uma vez determinado quem é Jesus e
quem é Pedro, Jesus edifica a sua Igreja. E nem a Igreja se edifica sem a
verdade acerca de Cristo (declarada por Pedro), nem a Igreja se edifica sem a
verdade acerca de Pedro (declarada por Cristo)”.
“E é essa Igreja, a verdadeira, a que conhece e confessa quem é Cristo e
quem é Pedro, aquela sobre a qual não prevalecerão as portas do Hades
[=morte]!” - Escrito por Luis Fernando Pérez.
Essa é a posição da
Igreja Católica expressa em: http://www.civitasdei.org/cefas.html. Tradução do Veritatis Splendor por Carlos Martins Nabeto.
Ao assinalar sua posição o autor atribui ao momento a discussão sobre
“personalidades”, não de ideias para afastar a ideia de filosofia. Esquece o
autor que apesar do diálogo estar descrito praticamente no início do Evangelho
do Cristo, Mateus 16 e o termo da passagem de Jesus na Terra está em Mateus 27,
o Mestre já estava sondando os seus discípulos “com o fim de lhes consolidar
nos corações os santificados princípios de sua doutrina de redenção”. Isso é
filosofia, isso é discussão de ideias sim.
Jesus promete o Consolador que iria repor a verdade: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em
meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto
vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o
mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:26-27.
João 14:26-27.
Ora, Jesus conhecia o intimo de seus seguidores, a tal ponto que
preveniu que pediria ao Pai que mandasse outro conselheiro para repor todos os
seus ensinamentos além de adequar sua orientação. Se sobre a “pedra” Ele
instituísse sua doutrina não haveria de prever a deturpação de tantos ensinos.
Na verdade Jesus estava prevendo que muito haveria de se aprender pois: “Bendito sejas, pois começas a edificar no espírito a fonte da fé
viva. Sobre essa fé, edificarei a minha doutrina de paz e esperança, porque
contra ela jamais prevalecerão os
enganos desastrosos do mundo.”
Oremos!
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