O ser humano tem a tendência de atribuir a outrem as razões de suas mazelas e os males que promovemos estão sempre sendo justificados por nossas atitudes desculpistas.
Se acontece um desabamento afirmamos que "inocentes perderam tudo!" Sem anotar a contribuição que os "inocentes" favoreceram ao se estabelecerem em área de risco.
Se uma bala perdida atingiu alguém corremos a dizer que "morreu um inocente". Deixamos de analisar o quanto nos omitimos com relação a complexidade do assunto.
Se um escândalo atinge o cenário nacional julgamos indistintamente a todos os políticos atribundo adjetivos tais como:corruptos,ladrões,etc...
Contudo a realidade é bem diferente. Se estamos enojados com a política nós precisamos fazer primeiro o julgamento de nossas atitutes e de nossas omissões. Se nossos parlamentares agem de forma incorreta precisamos deixar claro que nós os autorizamos a agir em nosso nome. Se não acompanhamos o seu mandato nós estamos contribuindo para que isto ocorra. E pior, passados alguns dias da eleição nem mesmo nos lembramos de quem votamos.
Se você está espantado com a política, não fique, pois você não é inocente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário