terça-feira, 23 de agosto de 2011

NÃO FUI EU QUE SAI DO PT, FOI O PT QUE SAIU DE MIM !!!

Não fui eu que saí do PT, foi o PT que saiu de mim. - Parte IV
A eleição de 2006, para presidência da República reelegeu Lula. Como isso acontece? Mesmo depois da grave crise de 2005 (mensalão)? Ocorreu o improvável, a popularidade de Lula e do PT subiu em 2006. A recuperação de Lula e do PT foi devida a certas políticas públicas com grande impacto social: o bolsa família, o crédito consignado, o aumento do salário mínimo acima da inflação, a diminuição dos impostos da cesta básica, o aumento do emprego formal e informal, a retomada do desenvolvimento econômico, ou seja, o governo fez políticas públicas de massa e possibilitou no primeiro governo Lula a redução da miséria em 19.18%. As baixas e intermediarias classes da sociedade viram em Lula, um líder de sucesso, e reconheceram no seu governo ganhos simbólicos.


No Pará, a senadora Ana Júlia foi candidata ao governo do estado, como se deu a sua eleição já falamos neste blog. Ela não era a candidata do PT, fez-se necessário toda uma articulação para a substituição do nome de Mário Cardoso, pelo da Ana Júlia, já eleita senadora. Gostaria de lembrar aqui, que só três pessoas defendiam sua candidatura ao governo, Eu, Joana Pessoa e Charles Alcântara. Marcilio, Maurílio, Botelho e ela mesma eram contra. A campanha foi dura, sem dinheiro, na militância, no esforço, fiz parte da coordenação de campanha, estava na casa de Ana Julia, quando ela formou o governo, participei da formulação do programa de governo, que era coordenado pelo Guedes. Depois da campanha ganha muita gente apareceu.


Na reeleição em 2010, o PT perdeu a eleição em muitas cidades onde era governo, das 28 prefeituras administradas pelo PT no fim de 2010, ganhou apenas em 10. De toda a minha experiência no PT, posso dizer que: O PT NÃO TEM UM PROJETO PARA O PARÁ.


O PT não disse nada sobre o código florestal, a bancada votou dividida, não disse nada em relação ao novo código mineral, nada em relação a Lei Kandir e tem uma relação muito ambígua com a Vale do Rio Doce. O PT do Pará nada disse em relação a Belo Monte e nada vai dizer em relação as 19 hidroeletricas que o governo federal pretende implantar na região do Xingu, o PT do Pará nada diz em relação a política do Bio combustível na Amazônia e sua relação com a agricultura Familiar, o PT não sabe o que siginifica um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia, que quebra a relação mino-metalurgica implantada nestes anos todos no estado, o PT nada tem a dizer sobre a política do ensino médio e técnico para a Amazônia e não tem uma política energética para o estado. O PT do Pará não é reconhecido a nível nacional como um formulador, nos dois governo Lula e agora no governo Dilma, o PT do Pará não conseguiu implantar um Ministro.




O governo Ana Júlia foi desastroso. Relembrando:
fez uma mini reforma do estado e não planejou a arrecadação para cobrir a máquina do estado, mas criou secretarias que se sobrepunham em suas áreas de atuação;
A governadora não teve controle orçamentário e financeiro do seu governo;
Perdeu muitos recursos federais que foram devolvidos, na área da educação, na saúde, no transporte;
Não implantou uma política de integração regional séria e consistente;
Não cumpriu com o PTP - só 20% das demandas haviam sido atendidas até abril de 2009;
Não fez uma política de gestão transparente, o seu portal da transparência, a maior parte do tempo ficou inoperante;
Não soube dialogar e construir uma política de aliança séria, pautada no respeito;
Principalmente, não combateu a corrupção. SEU GOVERNO FOI PONTEADO DE DENUNCIAS NO MINISTÉRIO PUBLICO. Denuncias dos kits escolares, na SEMA, na SEDUC, na SESPA, no SETRANS, no DETRAN, etc...
Há varias denuncias de corrupção envolvendo petistas e parlamentares eleitos, e que respondem em segredo de justiça;
Tenho conhecimento de atos ocorridos em relação às licitações das escolas técnicas com recursos do governo federal e que até hoje as obras não foram entregues. Ou seja, avalio que o PT no Pará, não tem um programa para o estado e que suas lideranças estão profundamentes desgatasdas.


No PT, é como se um ciclo tenha se fechado, e vai se passar muito tempo ainda para que o PT no Pará se recicle e se renove. Mas nada, no meu entendimento, aponta para essa mudança. A prova mais cabal disto é o balanço do governo Ana Júlia, e que as teses apresentadas, no PT, no Encontro do Diretório Estadual em 2010 e do Encontro Municipal em maio de 2011, foram proibidas de circular no interior do partido, além de serem recolhidas. Era a morte do debate, era a morte da vida, de um partido que se fecha, que aposta no uso da máquina governamental para captar recursos e votos.


Hoje a cassação, pela primeira vez, de um deputado estadual do PT, é um profundo desgaste para a imagem publica do partido, como foi o desgaste da não aprovação das contas da ex-governadora no empréstimo do 366. Hoje, não se pode bater no peito, como se fazia nos anos 80 e dizer que no PT não tem corrupto. Hoje uma grande parte da sociedade aposta no viés de políticas municipalistas desenvolvidas no governo federal. O PT não faz mais a diferença no campo da ética.


NÃO QUERO MAIS FAZER PARTE DESTA AGREMIAÇÃO QUE TOMOU GRANDE PARTE DE MINHA VIDA E DA MINHA JUVENTUDE. NÃO ESTOU CUSPINDO NO PRATO QUE COMI, QUANDO COMI, COMIA EM PRATO JUNTO COM VÁRIOS COMPANHEIROS, COMIA EM PRATO QUE ERA SERVIDO COM ÉTICA E VALORES MORAIS, QUE TINHA A DEFESA DOS VALORES SOCIAIS E DA COISA PUBLICA.


SE NÃO COMEMOS NO MESMO PRATO HOJE, NÃO SOU EU QUE CUSPI MINHA HISTÓRIA. NO MEU PRATO CONTINUO COMENDO DOS BONS VALORES DA MINHA FORMAÇÃO DE MILITANTE POLÍTICO DE ESQUERDA. FORJADA NA LUTA CONTRA A DITADURA E QUE NUNCA VIU SEU NOME ENVOLVIDO EM FALCATRUAS E CORRUPÇÃO.


"NÃO FUI EU QUE SAI DO PT, FOI O PT QUE SAIU DE MIM !!!"
Postado por Edilza Joana Oliveira Fontes às 14:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário