terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Temporada de Tragédias.

Todos os anos, nesse mesmo período, nesse mesmo país têm início a Temporada de Tragédias. São eventos anunciados durante o ano todo e sempre se repetem. Parece a programação da TV Globo, sai ano entra ano e a programação é linear e repetitiva. Este ano não vai ser diferente, aliás já começou.
Em Macaé, a minha santa terrinha deu a largada inicial. Dois dias de chuvas, na faixa de 150 mml e os deslizamentos começaram, mortes se verificaram, canais foram entupidos, áreas foram alagadas, caos no trânsito, cancelamento das aulas, prejuízos etc.
Em Petrópolis e Santa Maria Madalena as mesmas cenas, as mesmas tragédias. Em Nova Friburgo ainda existem entulhos a serem retirados dos desastres de dois anos atrás, em Niterói as casas prometidas até hoje não foram concluídas. E pior, as causas dos desastres ainda continuam a serem produzidas.
Os efeitos das chuvas estão sendo filmados, divulgados, anotados mas a tomada de providências para cessar com as causas não!
As ocupações das encostas continuam e se multiplicam, a fiscalização das prefeituras não!
Os loteamentos clandestinos proliferam em área impróprias, a obediência aos licenciamentos ambientais não!
A legislação restritiva que regulamenta os lixões exigindo medidas corretivas existem, mas a sua obediência não!
A multa por jogar ponta de cigarro e papel de bala está sendo aplicada no centro da cidade maravilhosa, mas a fiscalização por jogar saco de lixo no bueiro não!
Até quando?
Até quando vamos continuar a conviver com a ineficiência das administrações, com a deseducação da população, com a incapacidade de reagir?
Todos nós somos culpados!!!
Alguns podem até achar que fazendo mutirão para coleta de doações vai resolver o problema ou aplacar nossas culpas, mas não vai.
Escrever esse texto também não vai dar em nada.
O que resta?
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário