terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eu sou você amanhã!

Para quem quiser se antecipar no tempo e conhecer as consequências do governo “petista” no Brasil vale a pena visitar a Argentina e conhecer as consequências dos governos “peronistas”.
O que se vê no país vizinho está muito parecido com o que vivemos por aqui.
Na Argentina de hoje há uma total falência das politicas públicas implantadas pelo governo do Presidente Kirchner e da Presidente Cristina Kirchner herdeira politica de seu marido, que por consequência é herdeiro político do Peronismo.
A Argentina de hoje é uma pálida tradução daquela do final do século XIX, quando o desenvolvimento do país atingiu níveis nunca antes apresentados por qualquer outro país da América latina.
Para se ter uma ideia do que foi esse tempo, época de grande atração de investimentos estrangeiros, a capital federal Buenos Aires era considerada também a capital do Brasil pois ninguém conhecia o Rio de Janeiro de então.
Lamentavelmente hoje presenciamos uma forte deterioração do país, com sérias consequências para a sociedade como um todo.
Os serviços públicos são decadentes, dentre eles o que mais chama a atenção é o setor de transporte. O metrô, conhecido como “subt”, que já significou o orgulho argentino, hoje se encontra sujo, deteriorado, sem investimentos, seus vagões vão sendo encostados á medida que vão sendo danificados. Os trens urbanos, da mesma forma estão em péssimo estado, contrastando com a imponência da arquitetura de suas estações de passageiros. Os ônibus não são diferentes estão decadentes, sujos e ultrapassados. Tudo isso por inexistência de uma politica decente para o transporte de passageiros que proporcione melhorias para o setor. Com uma inflação em alta não se concebe uma política populista com a manutenção de tarifas irrisórias que não conseguem compensar o desgaste do equipamento e não proporciona os necessários investimentos.
A indústria automobilística é outro exemplo da situação nacional, apesar de produzirem veículos modernos esses são destinados a exportação, os que ficam são verdadeiras “carroças”, inclusive as obsolescências importadas do Brasil. Os veículos que rodam na cidade estão sucateados, são verdadeiras bombas ambulantes, a frota é muita antiga e a reposição de peças insuficiente.
O humor das pessoas reflete essa conjuntura, os prestadores de serviços são frios, inflexíveis principalmente os taxistas, que a todo o momento estão tentando levar vantagens sobre o usuário. A maioria dos turistas que visitam a cidade é brasileira, mas nem por isso eles se preocupam em falar o português e aceitar a nossa moeda, preferem o dólar.
Os sindicatos são hiper prestigiados e inúmeros, a estratégia é dividir o comando com eles para não enfrentar grandes dificuldades com as corporações. Parece uma política suicida pois não vai durar todo o tempo, o próprio povo já se mostra incomodado com a situação.
A imprensa está totalmente amordaçada, alienada a tudo o que se passa na sociedade. A televisão é estatal ou aliada, o único jornal de oposição é o Clarim, baluarte dos tempos de oposição a ditadura, mas que parece não resistir por muito mais tempo.
Se quiser ter um resumo de como será o Brasil nas próximas décadas se o PT continuar no comando vá conhecer a Argentina, que possui um governo inchado dividindo o poder com os sindicatos, inflação alta, tarifas subsidiadas, deterioração dos serviços, do patrimônio, ausência de politicas públicas decentes e imprensa contida. Tudo isso nos parece muito com a situação brasileira com uma diferença, o país experimentou um período de desenvolvimento muito grande que hoje proporciona um certo conforto que está sendo consumido lentamente, mas que se esgotará.
Lembram-se daquele ditado: “Eu sou você amanhã!” Vamos torcer para que as coisas mudem, tanto no Brasil como na Argentina.
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário