segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O QUE VEMOS AO OLHAR PARA O CÉU A NOITE?

Nas horas noturnas, principalmente nas noites percebidas no Serro Frio gosto de ver as estrelas no céu. Sempre gostei.

Um astrônomo um dia explicou que o céu que percebemos é na verdade o resultado das luzes de estrelas que estão a distâncias diferentes, mas cujo brilho chega a nossa retina simultaneamente. O céu, da maneira como percebemos, jamais existiu. Além disso, como nossa visão do céu depende do local e tempo da observação, pessoas diferentes podem ter visões muito diferentes do mesmo céu.

Talvez esta seja uma boa metáfora. As pessoas sempre estão convencidas de que elas estão certas e as outras, erradas. Cada um sempre convencido de que o seu ponto de vista é único e excludente.

Aprendi com a vida que o conceito "alteridade", o respeito a opinião do outro, é uma forma de evolução.

Assim, cada uma das pessoas continua vendo os fatos de maneira distinta, mas percebem, em muito pouco tempo, que existem maneiras e alternativas igualmente legitimas de enxergar as questões das outras pessoas.

Compreendem que nossa percepção dos fatos não somente é incompleta, mas também diferente da maneira como os outros os percebem. Cada um de nós vê um céu diferente que jamais existiu.

Em pouco tempo vamos adentrar a um novo ano, espero que a continuidade da existência possa nos levar a um novo ciclo de vida, onde cada um de nós possa respeitar e entender os pontos de vistas das outras pessoas.

Viva a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário