terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A SEXTA ECONOMIA DO MUNDO?

O “Centro de Pesquisas Comerciais e Econômicas do Reino Unido” (CEBR, sigla em inglês) publicou, com base nos dados do FMI, que é certa a queda da economia inglesa para a 7ª economia do mundo, ficando o Brasil com a 6ª classificação no ano base de 2011.

A estagnação das economias engasgadas com a crise do Euro alcançou o Reino Unido. Desde 2010, cálculos econométricos já projetavam que o Brasil terminaria 2011 com um PIB superior ao da Inglaterra.

No primeiro trimestre de 2012, quando o FMI publicar o ranking, o Brasil, oficialmente, terá quebrado um tabu: pela primeira vez um país da América do Sul terá batido o PIB de uma nação europeia.

A posição alcançada é um tento, mas, o resultado não muda as agudas desigualdades regionais e a vexatória distribuição das riquezas per capita no Brasil. O ministro Mantega, ao ser confrontado com a situação, respondeu que o Brasil “levará 20 anos para alcançar o nível de vida dos europeus.”.

Poderíamos tomar menos tempo se o modelo pelo qual o Brasil turbina o seu PIB, cimentado principalmente nas commodities, não concentrasse tanta renda na União: este sistema tem um peso específico considerável na matriz que nos faz, mesmo em sendo a 6ª economia, amargar o 84º IDH do mundo, contra o 28º do Reino Unido, por exemplo.

Quando se leva em conta o nível de desigualdade de renda, o Brasil está mais abaixo ainda: somos o 97º, segundo os dados do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Não evidencio o contraponto com o intuito de embaçar a conquista: convido a refletir sobre classificações tão vexatórias (como a recente publicação do IBGE mostrando que 11,4 milhões de brasileiros vivem em favelas) em um país que ostenta um PIB que já chega a ser o dobro de nações cujos índices sociais nos fazem inveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário