domingo, 14 de julho de 2013

O MÉDICO BRASILEIRO É DE QUALIDADE.

A Dra. Juliana da Fonseca Cardoso, cirurgiã do Hospital Estadual Azevedo Lima, no Rio de Janeiro, declarou pela Internet e a revista Veja reproduziu em sua Edição nº 2329, de 5/07/2013 o seguinte desabafo: "A Presidenta Dilma disse que importará médicos para melhorar a saúde do Brasil...Melhorar a qualidade dos médicos...Eu sou médica de qualidade, o médico brasileiro é de qualidade. Os seus hospitais é que não são. O seu SUS é que não tem qualidade. O seu governo é que não tem qualidade... Dilma, não cuspa na minha cara. Não pise no meu diploma. Não me culpe de sua incompetência."
O desabafo da doutora Juliana resume uma verdade cristalina: não adianta importar médico do exterior, não adianta mandar médico recém formado para periferia das grandes cidades, não adianta pagar um excelente salário para atrair médico para as pequenas cidades perdidas neste BRAZILSÃO de meu deus, se não ofertar as condições de trabalho para esse profissional. Um médico só não faz verão. De nada adianta ter um médico se o mesmo não tiver o apoio de uma estrutura para exame e diagnóstico, de apoio de enfermagem, de auxiliares e de medicamentos.
Interessante observar que o Governo sabe disso, o Ministro da Saúde sabe disso muito bem, ele viveu isso na Amazônia, ele escreveu sobre isso em trabalhos acadêmicos e se promoveu a custo dessa realidade brasileira. 
O que está faltando? Recurso financeiro? Há dez anos atrás era o famigerado "imposto sobre o cheque", reclamavam que sem a "contribuição sobre a movimentação financeira - CPMF  a saúde iria falir. Nunca faltou dinheiro, mas gestão...
Como disse a doutora Juliana: "...não me culpe de sua incompetência."
Pense nisso.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário