domingo, 9 de setembro de 2012

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Não existe uma verdade absoluta, assim como não existe uma interpretação única dos fatos. Uma moeda sempre tem duas faces.

Mesmo sabendo disso quero demonstrar minha incompreensão e minha contrariedade ao observar a conjuntura que cerca as greves que estão ocorrendo no Brasil, algumas que já duram mais de 100 dias, outras que estão surgindo mais recentemente e outras que estão sendo prometida pelo país a fora.

 Afinal quem vai pagar a conta de tanta paralisação?

No caso particular da greve das universidades federais, que já ultrapassam aos cem dias, mesmo que se reponham as aulas não dadas, o primeiro semestre não foi encerrado, o segundo não teve início e o conteúdo programático não vai ser repassado.

Questionada, a universidade não se responsabiliza pela paralisação. O Ministério de Educação afirma que já fez o que tinha que fazer. O Ministério do Planejamento se esconde alegando que a proposta do governo já foi feita. A Presidência da República não se manifesta.

Fica parecendo que nada está acontecendo. É a lei do avestruz.

Enquanto isso o alunado, com a triste concordância da UNE, está sendo prejudicado por não estar recebendo as matérias a que tem direito, o vestibulando, que está a um ano se preparando corre o risco de não ter vestibular e na reta final o formando que vai ter que adiar sua entrada no mercado de trabalho e arcar com o prejuízo.

Com isso o Brasil perde mais uma vez por não está formando mão de obra especializada, a universidade perde por pagar por serviço não realizado e perde o professor que não consegue negociar sua pauta de revindicação.

Todos perdem ninguém ganha, mas a greve continua.

 A quem compete a responsabilidade pelo prejuízo?

Com a palavra quem de direito.

Pense nisso.

MB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário