quarta-feira, 6 de junho de 2012

Além, muito além...

Olavo Bilac foi buscar inspiração além da Via Láctea para definir o caminho para entender as estrelas, os pássaros, o luar e tudo o mais. Ao agir assim o poeta deixa a sua compreensão para o tema, diferentemente dos que vivem no mundo e não sabem o que é amar. Vejam um trecho do Poema: Via Láctea de Olavo Bilac. Sonhei que me esperavas. E, sonhando, saí, ansioso por te ver: corria... E tudo, ao ver-me tão depressa andando, soube logo o lugar para onde eu ia. E tudo me falou, tudo! Escutando meus passos, através da ramaria, Dos despertados pássaros o bando: "Vai mais depressa! Parabéns!" dizia. Disse o luar: "Espera! que eu te sigo: Quero também beijar as faces dela!" E disse o aroma: "Vai, que eu vou contigo!" E cheguei. E, ao chegar, disse uma estrela: "Como és feliz! como és feliz, amigo, Que de tão perto vais ouvi-la e vê-la!" "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto e abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto a via-láctea, como um pálio aberto, cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário